segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SICES – Semana de Informática do CETEP Extremo Sul

A SICES foi um evento que ocorreu no CETEP durante os dias 21 a 24 de novembro do corrente ano, durante a realização deste evento nós podemos contar com a presença de alguns convidados que nos proporcionou uma serie de entendimentos em relação aos temas abordados nas palestras e mini-cursos.

O evento teve inicio na segunda-feira ás 20h00min. Após ser dada a abertura, foi realizada uma palestra sobre Computação Cientifica, pelo professor Wanderson, onde conseguimos compreender um pouco mais da dimensão de atividades que pudemos executar.

Pela manha do dia seguinte foi ministrada por Jaquisson uma palestra sobre doenças tecnológicas, nela podemos ver os sérios riscos que corremos com as más posturas ao utilizar os computadores de forma indevida e repetitivamente, gerando assim uma serie de lesões que prejudicam seriamente a saúde do usuário, alem de nos mostrar as possíveis soluções para esses problemas. Na mesma manha foram realizadas mais duas palestras, uma sobre Computação em Nuvem, ministrada por Elton Wagner, que nos mostrava uma proposta para o futuro, onde não precisaremos mais de software instalados em nossos computadores, pois realizaremos as tarefas através de serviços online. A outra foi sobre Inovações Tecnológicas, ministrada por Leonardo Messala.

A noite foi realizada mais duas palestras uma do Ômega informática e outra sobre Empreendedorismo em Ti, por Cristiano Farias, nesta pudemos compreender a importância, as funções e as vantagens de ser um técnico em TI.

Na quarta a noite foi ministrada por Adriano Andrade uma palestra sobre A utilização de ferramentas online para capacitação própria. Logo após teve outra realizada por Douglas Bahr sobre o Sistema Operacional Fedora, onde ele nos mostrou as vantagens de se utilizar esse sistema da Linux e todas as propostas feitas por ele.

Durante todo o evento foi realizado no período da manha e da tarde diversos mini-cursos que serviram para acrescentar o conhecimento dos alunos. Dentre eles houve um realizado pelo professor Julian Rigo e pelo Rafael Assunção, o Isa Server, com ele pude saber mais sobre essa ferramenta desenvolvida pela Microsoft com o objetivo de fornecer meios completos e fáceis para o monitoramento das redes de diversas empresas.

Tudo o que foi abordado na Sices foi importante pelo fato de melhorar a capacitação dos alunos nesse período em que ainda estão começando a conhecer sobre essa ampla área de qualificação profissional que abre tantas portas para o mercado de trabalho sejam elas quais forem.

Projeto Formação Gesac Além do monitor, a comunidade.

banner_formacao
->O que é?

Em 2010, o Gesac lançou o que capacitou monitores e multiplicadores de 739 Pontos Gesac em Tecnologias para a Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de promover a inclusão digital nestes pontos, que ainda não haviam sido contemplados com nenhum tipo de formação fornecida pela respectiva Instituição Responsável.

->Rede de ensino

Professores e alunos-tutores

Educação a Distância

Escolhas

Assuntos e temáticas

-> Polos de Formação

Os Pólos de Formação são constituídos por professores-orientadores e alunos-tutores de onze Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs) do país.
IFPA – PA, AP, TO
IFAM – RR, AM, AC
IFPE – BA, SE, AL, PE
IFMA – MA, PI
IFRN – RN, PB
IFCE - CE
IFGO – GO, DF, MS, MT, RO
IFPR – RS, PR, SC
IFMG – MG
IFRJ – RJ, ES
IFSP – SP
Total de Professores Orientadores: 12
Número de Alunos Tutores: 75

->Parceiros

Escolas e órgãos públicos, civis e militares;

sindicatos, aldeias indígenas, assentamentos, comunidades de pescadores, quilombolas e ONGs;

outros projetos de inclusão digital do Governo Federal, tais como: Pontos de Cultura, Telecentros da Pesca, Casa Brasil, Fome Zero, Proinfo, entre outros.

-> Econômica, Política e Cultural!

Os monitores e multiplicadores, ao final do projeto, serão potenciais promotores de inclusão digital, ligados a uma instituição de ensino. A partir dessa ligação, será criado um suporte para a evolução e disseminação de saberes, de forma a propiciar uma melhoria contínua no processo de assistência às comunidades atendidas.

->Parcerias

MiniCom, o Ministério da Educação, a Rede Federal de Educação Tecnológica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)